Antes de mais nada, você sabe o que é uma escova interdental e para que ela serve?
Como o nome diz, a escova interdental serve para fazer a limpeza entre os dentes. Em outras palavras, é a escova que limpa locais onde a escova comum não chega.
A escova interdental tem as cerdas em formato cilíndrico ou cônico e é apoiada sob uma canaleta central que traz mais movimento para as cerdas.
Muita gente pensa que esse tipo de escova deve ser utilizado apenas por quem tem aparelho fixo na boca. E não é bem assim, a escova interdental deve ser usada por todo mundo, pois, ela remove a placa bacteriana das regiões interdentais, ou seja, dos espaços entre os dentes onde é mais comum a formação da placa bacteriana.
Assim, se você usar apenas a escova comum, boa parte da sua boca não será limpa, pois nem mesmo o fio dental faz a limpeza que a escova interdental realiza.
Então, vale lembrar que não é uma escolha entre o fio dental e a escova interdental, eles são complementares para a limpeza de regiões onde a escova comum não consegue limpar.
Existem dois tipos de escovas interdentais:
Cônicas – usadas, normalmente, por quem tem aparelho fixo e/ou espaços maiores entre os dentes.
Cilíndricas – feitas para todo mundo, pois elas limpam melhor os locais onde o fio dental fica “folgado” e não consegue fazer a limpeza completa.
Então, utilizar a escova interdental é um hábito que deve ser incluído em sua rotina diária de limpeza dental. É um costume que vale a pena adotar para sua saúde bucal.