Sabia que seus dentes ou a falta deles, influenciam diretamente na sua digestão?
Nosso processo digestivo inicia a partir do momento em que colocamos um alimento em nossa boca. A mastigação é o primeiro passo desse processo e, se feita de modo errado, pode causar alguns problemas de saúde.
A mastigação é um processo feito pelos dentes, junto com a língua e a saliva, sendo auxiliada pelos lábios e bochechas. Resumidamente: os dentes cortam e trituram os alimentos, deixando pequenos pedacinhos e a saliva, a primeira enzima digestiva, atua no alimento e forma o bolo alimentar.
Neste processo, cada dente tem um papel:
Incisivos e caninos são os 12 dentes da frente, sendo 6 em cima e 6 em baixo.
Cortam e rasgam alimentos e são a parte inicial da mastigação.
Pré-molares são os 8 dentes medianos, sendo 4 em cima e 4 em baixo.
Servem para triturar a comida e é onde os alimentos ficam mais tempo sendo mastigados ficando em pequenos pedaços.
Molares são os 12 dentes de trás sendo 6 em cima e 6 em baixo.
Pulverizam o bolo alimentar e tornam os pedaços de alimentos triturados em partículas pequenas.
A mastigação desde que nascemos tem grande importância para nossa saúde. Para o bebê, o ato de sugar o leite, já é um exercício para a mastigação, pois estimula o desenvolvimento ósseo ao mesmo tempo em que trabalha o tônus muscular da face.
Na criança, a mastigação também tem o papel de formação da arcada. Deixar de estimular a mastigação pode levar a problemas, como mordida cruzada e até provocar alterações na face e prejudicar a fala.
Para o adulto são vários os problemas que a mastigação incorreta traz para a saúde, desde problemas de articulação na mandíbula, gerando dores locais, zumbidos e mesmo expansão das dores para cabeça, cervicais e de ouvido. A falta de um dente, assim como a posição incorreta deles influenciam diretamente na qualidade da mastigação. Assim como outros motivos a exemplo de alterações morfológicas, respiração bucal, lesões que causaram cicatrizes na boca, dentre outros.
A mastigação correta além de cortar e triturar corretamente os alimentos até se tornarem pequenas partículas, estimula a produção de saliva, que é fundamental para a formação do bolo alimentar. Além disso, o esforço feito pela boca envia informações de saciedade ao cérebro.
Por isso, comer muito rápido não é nada recomendável, pois além de não triturar corretamente os alimentos, o cérebro não entende que já recebeu alimento suficiente e, muitas vezes, leva a pessoa a comer mais que o necessário, gerando desconfortos como dores abdominais, sonolência, arrotos, gases e enjoos.
Dificuldades na mastigação
Outra dificuldade que pode aparecer e gerar problemas de saúde pela má mastigação é a falta ou fraqueza de dentes com o passar do tempo. Acontece com pessoas, principalmente na terceira idade, quando aparecem as dificuldade de mastigar alimentos mais duros, como carnes, devido a perda de dentes, problemas em músculos da boca e outros que fazem com que evitem ou deixem de comer de vez esses alimentos mais difíceis de mastigar. Uma consequência pode ser a falta de nutrientes no corpo, como ferro, causando anemia e outras complicações na saúde.
Para mais informações fale com a Den&Tal