Durante muito tempo o ronco foi considerado apenas um inconveniente, mas hoje, para alívio dos parceiros de cama ou de quarto dos roncadores, já encarado como um problema de saúde. Roncar é um alerta de que algo está errado no organismo.
Roncar não é um comportamento normal e merece ser investigado
O ronco pode ter várias causas e o ideal é que você faça um exame chamado polissonografia para um bom diagnóstico. As principais causas são a obstrução nasal, a obesidade, o alcoolismo, o tabagismo e as alterações anatômicas na garganta. A apnéia (pequenas paradas respiratórias que diminuem a oxigenação do sangue) pode ter como consequência quadros mais graves de sobrecarga cardiopulmonar, sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual e no trabalho, cansaço e irritabilidade persistente. O pior mesmo é acordar no meio da noite com sensação de afogamento. Isso já aconteceu com você?
Se for um grau de apnéia leve e moderada e ronco você pode fazer uso dos dispositivos intraorais ou placas de ronco feitas pelo dentista.
Se você apresentar bruxismo noturno ou apertamento, essas placas também podem ajudar a proteger do desgaste dentário. Há uma melhora significativa em sua qualidade de vida, principalmente em sua disposição e bom humor, uma vez que o sono reparador é restabelecido.
Procure seu dentista para avaliação.