Cáries na infância
Também conhecida como cárie de mamadeira, a cárie em bebês constitui um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê — mas o problema pode ser evitado.
Quais as Causas da Cárie na Infância?
-Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cáries. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.
-Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.
Sugestões
Coloque sua criança na cama sem a
mamadeira...é assim que ele deve adormecer.
Siga algumas dicas:
-Deixe seu bebê levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de "segurança" para a cama.
-Cante ou toque uma música calma bem baixinho.
-Segure ou balance seu bebê.
-Faça uma massagem nas costinhas para ajudá-lo a relaxar.
-Leia ou conte uma história para a sua criança.
-Se não tiver como evitar a mamadeira coloque seu bebê na cama com uma mamadeira para adormecercheia de água.
Quais são as consequências da Cárie na infância?
-Perda de dentes;
-Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária que podem perder quase toda a coroa dental, o que pode prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes);
-Dentes permanentes tortos;
-Dor muito forte;
-Baixa auto-estima;
-Cárie.
Maneiras de Evitar a Cárie na infância
-Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.
-Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade.Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.
-Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.
-A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você!